Deus é bom, mano.
- Elder Carlos
- 10 feb 2020
- 6 Min. de lectura
Actualizado: 17 feb 2020
Se eu tivesse que resumir um dos aprendizados que tive nessa semana, diria a simples e maravilhosa frase: "Deus é bom". Essa frase tem marcado minha missão e foi algo que esteve na minha mente toda essa semana, também tenho aprendido da bondade de Deus ao ver a sua grande e eterna mão na minha vida e na vida das pessoas que estão ao meu redor. Ao ver os milagres: grandes e pequenos, que vem por meio da grande misericórdia de um Pai Celestial que realmente nos ama.
Quero compartilhar hoje um pouco sobre o que é a "Bondade de Deus" e como podemos ver desse fato nas escrituras. É interessante que ao princípio do Livro de Mórmon, Néfi, ao ter uma retrospectiva de sua vida destaca essa qualidade de nosso amado Pai Celestial. Em 1o Néfi 1:1, ele disse:
"Eu, Néfi, tendo nascido de bons pais, recebi, portanto, alguma instrução em todo o conhecimento de meu pai; e tendo passado muitas aflições no decurso de meus dias, fui, não obstante, altamente favorecido pelo Senhor em todos os meus dias; sim, havendo adquirido um grande conhecimento da bondade e dos mistérios de Deus, faço, por isso, um registro de meus feitos durante minha vida."
Ao ler esse versículo aprendemos muito sobre a bondade de nosso Deus e como podemos reconhecê-la em nossas vidas. A primeira coisa é que a bondade de Deus, se manifesta nos momentos de provas e dificuldades. Assim foi com, Néfi, verdade? Ao recordar um pouco de sua história, veremos sim ou sim, que Ele foi provado em todos os aspectos de sua vida.
Foi provado, ao ter que como um jovem abandonar, junto a sua família, sua terra e partir para o deserto, em uma viagem longa e difícil. Uma e outra vez, depois de ter fixado suas tendas, passado 3 dias de viagem, teve que voltar a Jerusalém para cumprir mandamentos do Senhor e ainda que era difícil, Deus, exercitou e mostrou sua bondade. Uma e outra vez se viu em desvantagem contra seus irmãos e Deus, mostrou que o ama, por meio de sua bondade, seja: 1. Corrigindo os seus irmãos, por meio de anjos; 2. Dando força e poder a Néfi para confundi-los e guiá-los e 3. Permitindo que Néfi sofresse o necessário para ser mais forte e assim crescer em luz e sabedoria e guiar seu povo aos caminhos da retidão.
Em outras palavras a Bondade de Deus, nos favorece, nos fortalece e nos ajuda em todos os momentos de nossa vida, principalmente nos momentos de provas e dificuldades que passamos. A bondade de Deus existe porque Ele é um Pai Amoroso, que sempre está com os braços abertos para aceitar a todos que desejem achegar-se a Ele e como um Pai Amoroso ele nos ensina que o amor não é fazer tudo que queremos, mas sim dar-nos tudo que necessitamos para que possamos crescer e ser a melhor versão de nós mesmos.
Um dos momentos que aprendi da Bondade de Deus essa semana foi quando ensinamos a Miguel Angel. Um jovem bacana! Cheio de personalidade e que deseja realmente aproximar-se de seu Pai Celestial. Por muito tempo pensou que por causa de suas escolhas, não podia. Mas ao aprender que realmente existe um Deus, que é bom. Que nos ama e que não rejeita a nenhum dos seus filhos que deseje aproximar-se dEle, ganhou força e entendeu que realmente, TODOS podemos ser partícipes da graça de Deus. Que podemos e devemos nos aproximar dele como estamos, mas jamais devemos planificar ficar como "somos". Essa é a bondade e misericórdia de nosso amado Pai Celestial que sempre podemos nos aproximar dele e que sempre podemos chegar a ser melhores do que somos, por meio do sangue expiatório de Cristo, que foi derramado por cada um de nós e que nos capacita para que sejamos melhores. Sei que por meio da expiação nao existe nao posso, somente não quero.

Essa semana também vi que a bondade de Deus vem acompanhada com conhecimento. Ou seja, sempre que presenciamos a bondade de Deus em nossas vidas, conhecemos mais de seus mistérios. E o interessante é que os "mistérios de Deus" nao sao somente as coisas que parecem complexas, mas sim toda verdade que venha a ser revelada por meio de seu Santo Espírito, quem conhece todas as coisas.
Me lembro de um dos conselhos mais insistentes de meu pai para mim e todos ao seu redor: "A coisa mais importante é o Espírito. Não perca o Espírito". Esse conselho não somente tem sido uma bússola na missão, tem sido também o segredo do sucesso na missão e na vida. Tenho visto que ao ensinar com o Espírito, podemos discernir a necessidade das pessoas e então, ensinar o ponto da doutrina que elas necessitam escutar, para que tenham o desejo de mudar, de ser melhor, de fazer o melhor e assim aproximar-se de Deus e do nosso Salvador Jesus Cristo.
Assim foi com nossa amiga Carmem, quem deixou toda sua vida em Venezuela por causa das péssimas condições de seu país e veio para o Chile, buscando uma nova e melhor vida. Ao estar aqui nesse tempo, tivemos o prazer de tocar sua porta e compartilhar o evangelho com ela. Carmem, tem muita fé. Aceitou com gozo a mensagem do evangelho e está trabalhando para viver todas as bênçãos que este tem para ela. Foi um prazer te-la conosco na Igreja esse domingo!

Conferencia de Zona - Santa Cruz IV.
Outra coisa super boa nessa semana foi a nossa Conferência de Zona. Aprendemos muito sobre como podemos fixar metas e trabalhar de maneira eficaz nelas, para lograr-las. Ao estar na missão por todo esse tempo, tenho aprendido e sei, de maneira perfeita, que sempre podemos alcançar todas as metas justas que coloquemos nas nossas vidas.
Também aprendemos que uma hora ou outra, nós nos tornaremos as pessoas que desejemos ser. Porque essa é a maneira como Deus trabalha nas nossas vidas, Ele atua por meio de nossos desejos e nossa fé (Alma 18:35).
Uma e outra vez, Cristo também nos ensinou que se temos fé nEle, teremos poder para fazer todas as coisas que para Ele pareçam convenientes. E sempre é conveniente para Deus e nosso Salvador que alcancemos nossas metas justas. Ainda mais quando nosso desejo é fazer sua Obra.
Tenho visto disso ao estar na minha transferencia número 10 como Líder de Zona e por ende na minha transferencia numero 4 na Zona de Santa Cruz, tenho visto que Deus sempre nos abençoa com as coisas justas que desejamos. Mas não faz no nosso tempo, sempre é no tempo dEle. Sempre é quando Ele quer e julga conveniente. Por muito tempo meus companheiros e Eu, vimos muitos desafios na Zona de Santa Cruz, mas por meio do Senhor e da sua grande misericórdia, agora, estamos vendo os frutos de nosso trabalho. Estamos vendo nossas metas justas serem logradas, uma delas tem sido o fato de que estamos logrando as metas de BATISMOS da ZONA! Que benção, verdade?!


E para seguir sobre as coisas que a missão me tem ensinado tenho que adicionar:
1. Cortar cabelo.
(Porque uma foto vale mais que mil palavras, verdade?) Decidi ajudar meu companheiro a dar um "UP", assim que fiz sua sobrancelha e cortei seu cabelo. Segue o depois.

2. Cozinhar de TUDO.
Desde a macarronada que me encanta.
Até as comidas de Venezuela, meu 2o povo preferido.


Seguido pelos Brownies que serviram para cantar os parabéns para a Irmã Irene, que está Menos Ativa, mas que segue e sempre seguirá sendo importante para nós. Ah, esse brownie é o que chamo do Brownie da ministração, porque de verdade, abre portas e corações!
Para seguir com as notícias da semana, a nossa área é rodeada de vinhas. Sempre temos que viajar e a vista é super bonita!


E no final, eu sei que Deus está conosco. Sei que ele nos conhece, que ele está ao tanto das nossas provas e dificuldades. Sei que ELe nos conhece e que dá forças ao cansado e conhecimento para decidir. Sei que que ele coloca anjos ao nosso redor para nos cuidar e sustentar nos momentos difíceis. Sei que Cristo desceu debaixo de todas as coisas e que Ele pode nos salvar, ajudar e nos entende perfeitamente.
É de maneiras simples, que Deus trabalha conosco. Quanto mais simples, mais inspirado, nos ensina meu Presidente de Missão. Se temos convênios, não temos que temer, porque quem é Deus para prometer e não cumprir? Ele sempre faz a sua parte e entende e é bom, quando falhamos com a nossa, por sua grande e infinita misericórdia, que vem de Cristo, para que sejamos fortalecidos e sempre amados.
Tenho aprendido muito disso ao escutar as histórias de vida, conhecer gente aqui e principalmente, ao ver as mudanças na minha própria vida. E para terminar, eu compartilho, a frase de nosso Líder Missionário:

"Façamos nossa parte e Deus fará a dEle. Trabalhemos e Ele nos abençoará". Irmão Regulo!
Força que sim, se pode. Tudo sairá bem, para os justos! (Moroni 10:32)
"Mas eis que todas as coisas foram feitas segundo a sabedoria daquele que tudo conhece". - 2o Néfi 2:24.
Comentarios